O Doppler de carótidas é um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultra-sons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro).
Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais.
O exame também é indicado para avaliar a espessura da parede da artéria carótida (espessamento do complexo médio-intimal) que é um parâmetro de avaliação indireto de como se encontra a circulação coronariana (do coração). Portanto é um marcador indireto de doença cardiovascular.
Também é o principal exame de controle de evolução e seguimento após a realização de procedimentos cirúrgicos nas artérias carótidas e vertebrais, tais como a endarterectomia e a angioplastia.
Não é necessário preparo. O exame é indolor, não invasivo e não utiliza raios X. Se tiver resultados de exames de imagem anteriores, de carótidas e/ou de crânio como radiografias, ultrassonografias, tomografias ou ressonâncias magnéticas, pode ser útil informar ao laboratório e leva-los no dia do exame